sábado, 15 de novembro de 2008

Vamos ao relato.....

Bom, agora mais calmo, com mais tempo, vou descrever o dia 13 de nov, quando fizemos nossa entrevista em SP.

Chegamos a SP no dia 12... saímos as 16 e pouco de BSB e o vôo foi horrível...

atrasou na saída, ficou mais de 30 min sobrevoando congonhas para tentar pousar.. no meio de nuvens negras e pulando pra caramba... eu, q já sou medroso pra kct com avião, fiquei mt nervoso, tudo q eu precisava...
No final das contas, tivemos q pousar em Guarulhos, mas a ida de onibus pra congonhas foi bem rápida, menos de 1 h... isso entre 18:30 e 19:30, rush hour.... quem disse q sp engarrafa??

Bom, no hotel treinamos um pouco pra entrevista, jantamos e logo depois chegaram nossos amigos Onyva e Cestvrai heheh não sei se já pode colocar o nome verdadeiro... eles fariam a entrevista no mesmo dia, uma hora antes...

Bom, no dia da entrevista, chegamos ao prédio 10 min antes... ou seja, 10:05... subimos e aguardamos.
Conhecemos um casal mt gente boa de Blumenau q tb vai para Ville.... já ficamos amigos!
Conversamos mt... uns 20-30 min... e logo abriu a porta da sala q era a do Sr. Eddie, e saíram nossos amigos de BSB com o maior sorrisooooo.... abraçamos mt eles.. parabenizamos e ficamos mais calmos quando eles disseram q nós seríamos entrevistados pela Sra. Judith... Q SORTE!

Bom vamos pra propriamente dita.

Entramos na sala e começamos a conversar.. ela se apresentou... disse q é quebequense mesmo e já foi me perguntando se eu morei nos EUA.. e trabalhei por lá... disse q sim... no norte de Vermont... Daí ela me perguntou se nos sabíamos esquiar, e eu disse q sim, q já tenho até os equipamentos e q isso vai nos ajudar mt no québec, a passarmos pelo inverno e q já sabíamos o q esperar e tal.. sei q engatei uma quinta e falei pra caramba.. pq ficaria mais tranquilo, vendo q consegui transmitir o meu conhecimento de francês logo de cara...

Depois ela disse: agora vamos começar a entrevista de verdade... e começou a me pedir os documentos...

Aí é akele script básico: pedindo os documentos, diplomas e aproveitando para ir perguntando sobre a profissão... daí partiu para a carteira de trabalho... e aí pude falar mais do q eu fazia e do q faço agora...
depois já dei as novas comprovações de francês q fizemos uma semana antes na Aliança.. a prova de nivelamento... ficamos mt bem posicionados.. no último nível do avançado... com 512h...

DICA: quem puder, faça essa prova! Custa 30 reais por pessoa, leva mais ou menos 1h e meia... e eles AMAM! Ela adorou e percebi q ficou mais aliviada de poder se respaldar em alguma coisa pra dar o nosso nível de francês...

Após isso, ela me perguntou... pois é, vc trabalhou nos EUA um bom período... vc fala inglês, claro... e eu disse sim... (td em francês)... pronto... foi a única parte da entrevista q teve alguma relação com o inglês... nao falei um YES... naaaada...

Depois passou para a minha esposa... com os mesmos passos.
A madame Judith gostou mais dessa parte, pois eu senti q ela gostou da minha esposa, do estilo e tal.. e começou a dar várias dicas pra ela... com o q trabalhar no Québec e onde... deu algumas dicas, anotou lojas pra ela procurar... ela trabalha com varejo....

O q eskeci de falar foi q toda hora ela ia vendo nossos diplomas e comprovações de trabalho e ia dizendo q estava tudo ótimo... tudo mt bom... fomos ficando bem confiantes e mais sossegados...

Após essa fase, ela começou a escrever no PC... ficamos quietos, só aguardando, e nervosos.... Já estava me preparando para esperar uns 10 min... no nervoso... de acordo com o q eu havia lido nos outros relatos.... mas ai ela pára no meio... vira pra gente e diz..
Ah eu esqueci de dizer.... mesmo sem acabar aqui, vcs podem ficar tranquilos pq foram aceitos viu? Pode pegar esse livrinho aí atrás e ir lendo (era o livro q fala sobre o quebec q todos recebem)

Com aquele sorriso estampado no rosto peguei o livro, dei pra Beth e ficamos ali, "lendo" o livro e só esperando ela imprimir o CSQ....

Depois ela explicou o CSQ, qual via q teríamos q entregar para o Federal, conferiu se tinha algum erro, e tinha na data de nascimento da Beth, daí ela imprimiu de novo, perguntou se precisávamos de explicações qt ao federal e dissemos q não, pois já estava td pronto, e iríamos dar entrada naquele dia mesmo...

Daí ela disse... ah claro... pra quem vem se preparando a 4 anos para imigrar, imagino q vcs estão com pressa... hehehe

Aí perguntou se tínhamos mais alguma dúvida... ao q respondemos negativamente... e depois se despediu....

O q posso dizer sobre a Madame Judith é o q todos dizem... ela é mt simpática, deixa vc bem calmo, o q possibilita a vc desenvolver o seu francês/inglês e apresentar todo o seu histórico sem a pressão q o Sr. Eddie tem feito... ela fala claramente, olhando para vc.... outra vez, contrário ao q o Sr. Eddie faz....
Rimos mt com ela.... posso dizer q foi um papo mttttt agradável.... longe de ser entrevista.... foi até divertido!

Espero sinceramente q, nas próximas levas de entrevista, eles sigam mais este padrão da Sra. Judith... uma pessoa simpática, q SABE julgar o nível de fluência em inglês e francês das pessoas e q não faça terrorismo... q saiba julgar, só isso....

Um abraço a todos.

João

PS - ela perguntou mt sobre como soubemos do processo e de todas as palestras q fomos. O q gostamos de cada palestrante e do q não gostamos. E foi anotando tudo! Devo admitir q fui bem real e disse mesmo dos palestrantes q eu não gostei e ela anotou tudo lá.

12 comentários:

Ismael Oliveira disse...

Uhuuuuuuuuuu!!!!
E isso aeee caxxteloossss!!!!!!!

Massa demais....
Ow...ela me fez essa mesma pergunta dos palestrantes....e eu detonei o Mr. Bennoit!!!

hehehehehhe....

Eu disse até dos erros da apresentação!!!!kkkkkkk

Eu já tava com o CSQ nas mãos mesmo!!!Detoneiii....rrssrr

Bjo pra vcs!!!!

Lucas Sousa disse...

Parabéns!!!! Espero que a minha entrevista, quando marcarem, seja com ela tb... hahaha

João, pq escolheram Ville du Québec?

Obrigado e um grande abraço,

Lucas e Roberta

http://projetocanada.wordpress.com/

Giselle disse...

Felicitacions!!!

Ainda nos encontraremos em Ville de Québec!

Bjs!
Gi

Ti disse...

Parabéns!!!!!!

J'espÈre que a gente se encontre logo!! beijão........

Wellington Gomes disse...

parabéns casal... e a injustiça foi devidamente consertada... podem olhar lá que o nome tá lá... ehhehehehehe

Rodrigo disse...

É ISSO AÍ AMIGÃO!!!!
É nois na fita... somme nois!!!
Foi super merecido....
PARABÉNS e sorte no federal.
Grande abraço...

Eduardo disse...

Fala cara... te mandei o convite do nosso blog.. bom que o seu blog tb entra na lista das minhas visitas diarias... bom ver como andam as coisas com todo mundo.. heheheh
Abraços e boa sorte...
Eduardo

famillefranca disse...

Parabéns ao casal!!!!!!!!!!! sei como é.... já passamos por isso sei que esse mérito é de vcs muita luta!!!!!ah e só está começando!!!!estamos nos finalmente aguardando o pedido dos passaportes e fazendo pesquisa sobre as cidades porque não falamos inglês e Montreal te exige muito o inglês por isso estamos em dúvida!!!!!!! abraços

Ricardo disse...

É nóiiiixxxxxx

Luiz disse...

Meus parabéns meio atrasado... mas acho q ja tinha dado antes....rs Entao, foi de novo ;)

Abs e tomara q chegue logo a carta da abertura do federal. Bem vindos a segunda etapa!!!

Luiz disse...

Aeaeaeaea... vou ter com quem esquiar... uh uh!!!! XD

Luiz disse...

Resorts na cidade de QC?

http://www.skirelais.com/
http://www.mont-sainte-anne.com/
http://www.ski-stoneham.com/4/

a primeira fica a 15km do centro, a s segunda a 32km, e a terceira nao medi, mas acho q a 15 minutos do centro. Fica logo antes da entrada do parque nacional Jacques-Cartier. Passamos na frente e parece ser legal, mesmo nao tendo muitas pistas. A regiao é linda!